VIDA DE SÍNDICO

18/09/2018 - Condomínios

VIDA DE SÍNDICO

Para evitar problemas e conseguir melhorar a vida no condomínio, você tomou a iniciativa e se tornou síndico do prédio onde reside.

Mas saiba que a missão vem repleta de desafios, responsabilidades e riscos. É preciso se inteirar da legislação e cuidar de assuntos como finanças, funcionários e comunicação interna, pois são itens importantíssimos que podem trazer bastante “dor de cabeça” se não forem observados diariamente. Um bom check list diário vai bem, a fim de checar todas as áreas e não deixar de lado nem um item sequer, pois as consequências podem ser muito sérias. Estatísticas comprovam que os processos judiciais mais comuns envolvendo síndicos são resultados de atos ilícitos ou má administração.

O que fazer? Por onde começar?

Conhecer a legislação é vital para evitar problemas, inteirando-se dos direitos e deveres dos condôminos. Como anda o regulamento interno? Está ajustado dentro das últimas ocorrências? Alguma alteração? Os condôminos estão cientes? Como anda a comunicação interna?

Duas palavras-chave: EQUILÍBRIO e TRANSPARÊNCIA

Uma administração participativa com certeza em muito agradará aos condôminos e será eficaz, pois somente conhecendo as necessidades imediatas será possível traçar um planejamento a médio e longo prazo que atenda as necessidades reais, melhorando a vida de todos, que é o objetivo principal.

Quando se fala em INFRAESTRUTURA, MANUTENÇÃO e OBRAS, em unidades com sistemas tão complexos como o de uma cidade, com ruas, galerias de águas pluviais, sistema de esgoto, espaços reservados, portaria e inúmeras outras áreas que também necessitam de gestão, é importante que o síndico delegue essa função a uma empresa capacitada para evitar problemas futuros. Acrescente-se a isso a atenção às normas regulamentadoras e às legislações municipais, estaduais e federais, principalmente, referentes às manutenções obrigatórias. É preciso estar atualizado num país onde a legislação muda bastante, com uma série de fatores como entrega de relatórios à Prefeitura Municipal, de acordo com as particularidades de cada unidade, com limites de datas e multas diante da ausência do cumprimento da obrigação e/ou falta de cumprimento de prazos.

 

O Sistema de Gerenciamento na Manutenção Preventiva Predial da Visão Arquitetura permite que, através de um aplicativo instalado em seu smartphone ou mesmo no seu navegador, você tenha acesso a todo o plano de manutenção do seu edifício, inclusive abrindo e acompanhando os chamados. Tudo em tempo real.Além do fato que para toda e qualquer obra no condomínio é necessário o acompanhamento de um engenheiro. Conte com a Visão Arquitetura.

Elabore um cronograma físico financeiro, de forma a executar os pagamentos conforme a execução do projeto, além de acompanhar relatórios detalhados de todo o patrimônio, trabalhando com prevenção, evitando acidentes, transtornos no dia a dia dos condôminos (e seu!) e acúmulo de despesas por surpresas desagradáveis – um problema gerando outro, por falta de manutenção preventiva.

 

É ainda nosso dever trabalhar lado a lado com os síndicos, fazendo anualmente o check-up predial, que é uma análise completa da parte física e documental do condomínio, verificando itens como: fachada, áreas comuns, terraço, equipamentos de segurança, além das partes de hidráulica, elétrica e gás. Já na parte documental, é fundamental a verificação da documentação que comprove a realização dos serviços obrigatórios e certificações técnicas do condomínio. Trabalhamos com relatórios precisos e detalhados, gerando segurança e confiabilidade. Um suporte indispensável. Conte com a gente. A gente tem VISÃO!