SUA ROTINA ESTÁ PRESTES A MUDAR COMPLETAMENTE! TUDO MUDA QUANDO UM FILHO CHEGA.

15/12/2018 - Reforma

SUA ROTINA ESTÁ PRESTES A MUDAR COMPLETAMENTE! TUDO MUDA QUANDO UM FILHO CHEGA.

A chegada de um filho é um acontecimento que vem acompanhado de muitas mudanças. A rotina da família será alterada completamente. Preparar-se psicologicamente, guardar o coração para as muitas emoções vai ajudar a receber o novo morador. Claro, mamãe! Tem a parte gostosa de organizar e decorar o quartinho do bebê! Mas vai muito mais além!

Quando começar a pensar?

A partir do momento em que chega a boa notícia, é preciso planejar para que a chegada do bebê seja o mais tranquila possível, até porque o próprio período de gravidez e a hora do parto já trazem algumas surpresas e (a gente sempre espera que não), podem haver alguns imprevistos e até mesmo a chegada antecipada do bebê. Portanto é preciso precaver-se ao máximo e evitar distrações demais, pois quando se vê já é o mês do parto! Obras e reformas nesse finalzinho... nem pensar!

Bora lá? Vamos aos preparativos?

Comecemos por analisar quais são as adaptações a serem feitas no imóvel, já considerando as várias fases do bebê, pois por um bom período de tempo você não vai querer aquele “pozinho” indesejável no nariz do seu bebê trazendo desconforto e... claro, uma reação alérgica quase inevitável. Sem falar no barulho e em todos os movimentos que envolvem uma casa em reforma e você querendo curtir ao máximo os primeiros anos de vida do seu pequeno, não vai querer se ocupar com isso.

A equipe de arquitetos da Visão Arquitetura está preparada para vistoriar o imóvel e identificar fatores que podem ser prejudiciais ao desenvolvimento seguro do bebê e propor ajustes. E, claro, em alguns casos, pode ser preciso até mudar de endereço.

Quanto ao orçamento familiar, trabalhamos com planejamento também financeiro, propondo pequenos ajustes para chegar a um bom resultado, sem comprometer o orçamento familiar, já que entendemos que, nesse caso, são vários os fatores que envolvem a chegada do bebê, e não somente a adaptação do imóvel.

São vários os itens a serem avaliados num imóvel. Abaixo citamos alguns itens que devem ser levados em consideração.

1- O Quarto do Bebê

Talvez a casa ou o apartamento seja bem compacto, portanto uma boa alternativa seria eleger outro ambiente para funcionar como cantinho do bebê. Compor o espaço com berço, trocador, cômoda, poltrona de amamentação e armário, pintar o ambiente com cores suaves e decorar como achar melhor é suficiente para recepcionar o pequeno com conforto e bom gosto. Se for preciso (e possível), podemos estudar uma expansão.

2- Instalações Elétricas e Hidráulicas

É preciso checar se há infiltrações para impedir que um eventual cheiro de mofo provoque alergias e doenças respiratórias na criança. A iluminação dos ambientes também é essencial, assim como a segurança das instalações elétricas. Fiações antigas ou aparentes podem trazer riscos para os pequenos. É melhor reparar logo!

3- A Segurança da Casa

Mas as medidas de segurança vão além da fase de chegada do bebê, quando ele ainda não anda pela casa (ou engatinha!). De acordo com o crescimento, novas medidas de segurança devem ser tomadas. Mas é melhor se antecipar e aproveitar a fase da reforma para instalar telas protetoras em janelas, providenciar corrimão e guarda-corpo em escadas e varandas, tirar objetos cortantes do alcance da criança, afastar das janelas aqueles móveis que podem ser escalados, colocar protetores de quina e usar proteção nas tomadas, por exemplo.Isso vai fazer com que os pais, principalmente os de “primeira viagem” se acostumem desde já a ter atitudes de segurança no seu dia a dia. Nada de deixar uma faca bem na beirada da pia e gavetas abertas, por exemplo. O tempo passa rápido!

Tudo isso porque com a novidade da chegada do bebê, as distrações serão muitas e as crianças crescem muito rápido. O quanto antes tomar essas medidas, melhor. Os bebês são desbravadores natos, que querem explorar o mundo e conhecer todas as coisas, sentir todas as sensações, ao mesmo tempo em que são inocentes e ainda não possuem nenhuma noção de perigo ou medo de se machucar.

4- Portas e Janelas

Telas protetoras são essenciais em casas com animais, crianças e idosos. Cortinas leves e divertidas ajudam a compor o ambiente, e as redes passam despercebidas.

5- Pisos, Revestimentos, Blindex

Devem ser de fácil manutenção e limpeza. Quando se trata de pisos, principalmente de banheiros, fuja dos escorregadios e coloque antiderrapantes. Aquele Blindex no banheiro tão lindo pode ser pouco adequado. É possível compor a decoração com perfeição e ainda trazer segurança. Nós podemos te ajudar!

6- Escadas

Cuidado com a altura das camas, berços, mesas e cadeiras,e também dos armários e nichos. Podemos fazer os cálculos com cuidado e orientá-los.

Antecipe-se e deixe seu pequeno explorar o mundo! É importante ter em mente que a superproteção também prejudica o bebê, portanto previna-se e deixe seu pequeno desenvolver-se plenamente!

Podemos te assegurar que, com o auxílio da Visão Arquitetura, todos os perigos que a casa pode proporcionar para a criança serão identificados e as melhorias feitas dentro do prazo. Sendo assim, o desenvolvimento de seu filho será pleno, e vocês, como pais, estarão mais tranquilos para viver as muitas alegrias e emoções que estão por vir. Conte com a gente. A gente tem visão.