Por que contratar um Arquiteto

06/02/2019 - Reforma

Por que contratar um Arquiteto

Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde. É ele quem planeja as construções, organiza os espaços e encontra soluções a fim de atender às necessidades de quem utilizará aquele espaço: o arquiteto!

Há quem pense que o arquiteto desenvolve um projeto arquitetônico junto ao cliente, entrega ao Mestre de Obras e dá adeus à obra. Não é bem assim! Sua gama de atividades é muito maior do que isso; sua formação o habilita a uma série de outras funções no andamento da obra, até a conclusão final.  O trabalho de um arquiteto, pode até ser relacionado à arte, pois é um trabalho de criação que exige muito conhecimento técnico.  Ele é o começo, o meio e o fim para a elaboração de todos os projetos necessários para a execução de uma obra civil.

Um bom arquiteto fará o acompanhamento do projeto da obra. Até porque se ele é o grande planejador, deve ser também o coordenador e o compatibilizador de todos os projetos complementares, tendo em vista que desde o planejamento da obra, é ele que convive com o cliente e, portanto, conhece suas expectativas e objetivos. Além do mais, como autor, o arquiteto pode melhorar o produto como um todo e quando necessário, ajudar a realizar cortes orçamentários mais conscientes e coerentes com o projeto, sem nenhum prejuízo quanto ao resultado esperado.

Na Visão Arquitetura, por uma questão de fazer cumprir o planejado, fazemos questão de acompanhar todas as etapas da obra, verificando o correto entendimento do projeto pelo construtor ou mestre de obras. Isso é muito importante porque ao elaborar o projeto arquitetônico, o arquiteto acaba tendo uma visão do todo, sendo conhecedor de todos os detalhes da obra e é essa visão panorâmica e final do empreendimento que vai garantir o fiel cumprimento do projeto junto ao construtor ou engenheiro, aquele que executará o projeto.

Portanto, como autor do projeto, conhecedor a fundo todas as suas particularidades, o arquiteto é o profissional mais adequado para fazer o acompanhamento de todas as etapas da execução da obra, pois vai garantir que a edificação atenda ao resultado final combinado com o cliente.  Perdas com essa contratação? Nenhuma! Sem dúvida!  Considerando os benefícios desse trabalho e os problemas que serão evitados, vale a pena investir. E como vale!

Em suma, o arquiteto:

 1.  apresenta o projeto e esclarece todas as dúvidas dos seus executores.

2. Toma conhecimento do cronograma e acompanha as etapas da construção.

3. Antecipa possíveis problemas e, com base na sua visão do todo, verifica e modifica materiais ou sistemas em função do custo, tudo com vistas a não comprometer a qualidade da obra.

Você pode perguntar: Qual o custo desse profissional? E o custo do acompanhamento?

Na verdade, temos que falar em valor do profissional, valor do acompanhamento!Considerando a maneira preventiva como os arquitetos da VISÃO ARQUITETURA trabalham e a grande responsabilidade pelo acompanhamento e execução da obra e todos os problemas futuros que serão evitados, trata-se de um percentual mínimo a mais. Jamais deixe de contratar um profissional por pensar que irá onerar a obra. Evitar dores de cabeça e retrabalho  não tem preço!

Posso fazer tudo isso contratando somente o Mestre-de-Obras? Não! Cada profissional tem sua função e sua importância. O Mestre de Obras é o profissional responsável pela fiscalização e supervisão da obra desde o início até a sua conclusão. Ele deve conhecer todas as etapas da construção, os materiais utilizados e as funções de cada trabalhador na empreitada. É ele quem trabalhará diariamente junto à construtora, fazendo acontecer o que o arquiteto projetou, trabalhando ombro a ombro com o arquiteto responsável. Jamais ele pode fazer o trabalho de arquiteto, pois muitas vezes o profissional não tem essa formação.

Portanto, quando se trata de obra e execução, o melhor caminho é investir em uma empresa séria, comprometida, estabelecida no mercado e com ótimas referências. Conte com a gente. A gente tem visão!