MANUTENÇÃO PREDIAL: CONCEITO E BENEFÍCIOS PARA OS SÍNDICOS

24/08/2018 - Condomínios

MANUTENÇÃO PREDIAL: CONCEITO E BENEFÍCIOS PARA OS SÍNDICOS

O trabalho de sindico pode ser, muitas vezes, sobrecarregado, pois são muitas as funções para uma pessoa só. Uma dessas responsabilidades de um sindico é a manutenção predial, que consiste em um conjunto de atividades que devem ser feitas pra conservar ou recuperar a estrutura do condomínio, a fim de atender as necessidades e segurança dos moradores.

A manutenção predial vem ganhando cada vez mais espaço no mercado imobiliário brasileiro. Já são várias as empresas que oferecem o serviço de administração do condomínio, auxiliando o trabalho do sindico.

Essas atividades de manutenção normalmente são realizadas dentro de um plano de ação, pois geram gastos e podem desorganizar um orçamento. A manutenção predial pode ser classificada da seguinte forma: preditivas, preventivas, corretivas e detectivas.

São muitas as atividades que devem ser feitas dentro da manutenção predial em um condomínio para manter sua integridade. Confira mais sobre as classificações e sistemas que a manutenção predial envolve no artigo abaixo.

O que é a manutenção predial?

Como dito anteriormente, a manutenção predial é uma prática que envolve ações técnicas e administrativas com o objetivo de manter ou reformar a integridade do condomínio. Ela deve ser realizada pelo proprietário do imóvel ou por seu representante legal, no caso, o sindico.

A manutenção serve para manter a vida útil, durabilidade e desempenho de elementos ou sistemas estruturais de qualquer ambiente do seu prédio.

Tipos de manutenção predial

Existem vários tipos e níveis de manutenção predial que podem ser classificadas como:

  • Preditiva: inspeção feita para analisar os sistemas e equipamentos para prever possíveis problemas ou falhas implementando um procedimento de manutenção preventiva.
  • Preventiva: atividade feita pra prevenir problemas futuros, feitas de maneira planejada e organizada para que todas as ações sejam registradas de forma corretas.
  • Corretivas: manutenção que visa reparar ou recuperar algum equipamento ou sistema com falhas implicando na sua paralização total ou parcial. Essa atividade pode gerar custos inesperados e mais caros do que o normal.
  • Detectiva: atividade que visa identificar falhas e problemas, auxiliando no planejamento de manutenção, objetivando identificar a fonte e não somente algo supérfluo.

Organização da manutenção predial

O sindico geralmente tem muitas funções que envolvem a garantia de uma boa convivência dos moradores nas áreas comuns do condomínio. Pensando nisso, está ganhando espaço no mercado imobiliário empresas que oferecem esse serviço de organização da manutenção predial.

Tendo em vista a organização, é necessário se ter um planejamento da manutenção. A forma mais fácil e correta de ser fazer essa divisão é por áreas: comum e privada.

  • Áreas comuns: são locais e equipamentos de uso coletivo entre todos os moradores, como elevadores, piscina, instalações elétricas, etc.
  • Áreas privadas: locais e equipamentos privados de cada morador, como pintura, vidros, louças sanitárias, etc.

As empresas especializadas, como a Visão Arquitetura, se responsabilizam pela manutenção e administração dessas áreas fazendo o planejamento correto da periodicidade de manutenção e realizações de reparos, sendo responsabilidade do sindico apenas a fiscalização e armazenar todos os documentos.

Categorias da manutenção predial

Utilizando um software de gerenciamento, as empresas especializadas, como a Visão Arquitetura, procura simplificar a vida dos síndicos e administradores, organizando e exibindo as atividades de forma clara e transparente para que com o uso contínuo, a manutenção predial corretiva dê lugar à manutenção preventiva e preditiva, reduzindo gastos, otimizando tempo e evitando retrabalhos.

Para isso, divide-se a manutenção predial em algumas categorias, deixando o serviço mais organizado e focando naquilo que realmente precisa de mais atenção.  São feitas a partir de uma avaliação preventiva, indicando o serviço que deseja contratar. Elas são:

  • Manutenção elétrica: que consiste em toda iluminação do prédio (interna, externa fachadas e de emergência), instalação de cercas elétricas e de bombas e verificação dos elevadores.
  • Manutenção civil: todos os tipos de reforma, ou seja, serviços de recuperação ou manutenção da pintura, fachadas, telhados, etc.
  • Manutenção hidráulica: consiste em toda limpeza e manutenção de bombas, calhas, caixas d’agua e cisternas, além de detectar e reparar vazamentos.
  • Consultoria: toda verificação técnica de normas, redução de gastos e fiscalização administrativa.

Além disso, a Visão Arquitetura faz a verificação da ventilação mecânica e ar condicionados, sistemas de CFTV e alarmes, sistemas de proteção contra descarga atmosférica, telecomunicações, entre outros.

Agora que você já sabe todos os benefícios de se fazer a manutenção predial do condomínio de forma preventiva e preditiva, entre em contato conosco, podemos auxiliar o seu trabalho como sindico. Pense sempre em prevenção para que problemas futuros não apareçam!