Dúvidas mais comuns de síndicos e dicas para melhorar no trabalho

19/07/2018 - Condomínios

Dúvidas mais comuns de síndicos e dicas para melhorar no trabalho

Uma das funções do sindico envolve cuidar da área comum e manutenção, além de ter a grande responsabilidade de gerir um condomínio. Por isso, antes de pegar essa reponsabilidade, muitas pessoas têm dúvidas comuns sobre essa função. Vamos explicar e dar algumas dicas para te ajudar a fazer o melhor trabalho possível.

O sindico pode cobrar os devedores do condomínio?

Sim, faz parte de sua função fazer as cobranças. Tente criar uma fala amigável e compreensiva, nunca sabemos os problemas de cada pessoa. Contudo, não é apropriado a cobrança excessiva ou constranger o morador inadimplente. Faça de tudo para que isso não aconteça, incentive nas reuniões e assembleias o pagamento em dia. Uma coisa que não deve ser feita é conceder descontos aos inadimplentes como parte do acordo de pagamento.

É dever dos síndicos contratar e demitir os funcionários do condomínio?

Sim, desde que a sua decisão não cause impactos nas contas do condomínio. Pense e compartilhe as suas decisões com os moradores nas reuniões e assembleias. Se for de sua escolha, o sindico pode contratar uma administradora para ajudar na gestão e contabilidade. Porém, tome cuidado, pois é preciso controlar os gastos e não contratar serviços que impactem no equilíbrio das contas do condomínio.

O síndico deve estar à disposição dos condôminos 24h por dia?

Não, o sindico deve estabelecer um horário em que está disponível para cuidar das suas tarefas e responsabilidades. Porém, esteja ciente que em casos de urgência, será acionado. Fora isso, deixe responsável alguém, como o porteiro ou zelador, para anotar eventuais recados e informações. Deixe claro para os condôminos esse horário de atendimento, coloque lembretes no quadro de aviso, por exemplo.

É obrigação do sindico perceber as demandas de melhorias e manutenção do condomínio?

Sim, é necessário estar sempre atento as áreas comuns. Perceber o que deve ser feito, como reformas e melhorias, e também manutenções quando forem necessárias. Para te ajudar, faça uma pesquisa de opinião com os moradores para saber como está o nível de satisfação e percepção desses assuntos.

O sindico tem que ser autoritário?

Não, exerça a sua autoridade sem autoritarismo. Síndicos mandões geralmente são vistos como chatos e causam mais desordem do que ordem. Não faz parte dessa função criar regras e sim exerce-las, cumpra a lei e o regulamento interno. Tente deixar os moradores participarem das decisões comuns do condomínio, faça pesquisas de opinião e comunique tudo com 1 semana de antecedência. Além disso, fixe o regulamente no quadro de avisos ou um lugar visível e acessível a todos os moradores, assim a ordem vai prevalecer.

O sindico tem que se comunicar com todos os moradores?

Sim, faz parte dessa função ter uma boa comunicação com todos os moradores. Procure sempre ser claro, conciso e deixe recados fixados no quadro de avisos. Para que a comunicação seja eficiente, crie um jornal do condomínio com as noticias e comunicados que devem chegar a todos os moradores.

Deixar tudo organizado é uma boa dica?

Excelente! É essencial deixar tudo organizado, crie o habito de salvar e arquivar todos os documentos, assim se der algum problema, terá como comprovar tudo. Muitas das documentações necessitam, legalmente, serem arquivadas, como notas fiscais e atas de assembleias. Além disso, tenha um orçamento para ter o controle do dinheiro comum do condomínio, assim terá o controle dos gastos e poderá manter o equilíbrio do orçamento.

Para ser sindico é necessário conhecer a legislação?

Sim, é muito necessário. O sindico deve estar sempre com o apoio da lei nas suas decisões, além do regulamento do condomínio. Você dever ter o conhecimento, para que em situações de conflitos, tenha-se o respaldo da lei. Para isso tenha sempre uma cópia do regulamento disponível.

Pode passar e comunicar as decisões boca a boca para os moradores?

É aconselhável que, sempre que houver decisões que afetem a todos do condomínio, o faça por escrito, principalmente advertências e avisos de multas. Assim, ninguém poderá alegar que não foi avisado. Não receba também reclamações por telefone ou mensagem, estimule os moradores a enviarem tudo por escrito. Por isso, deixe sempre disponível um livro para sugestões e críticas, orientando os moradores a deixarem lá suas queixas.

Seguindo essas dicas, o seu trabalho como sindico será perfeito. Com esse texto, procuramos tirar todas as duvidas comuns dos síndicos e também dar algumas dicas para que o seu trabalho seja muito mais fácil. Sua duvida não está nessa lista? Deixe nos comentários que faremos o melhor possível para te ajudar.