DECORAÇÃO CORPORATIVA: TRADUZA VISUALMENTE A IDENTIDADE DA SUA EMPRESA

24/05/2018 - Decoração

DECORAÇÃO CORPORATIVA: TRADUZA VISUALMENTE A IDENTIDADE DA SUA EMPRESA

Sem nenhuma dúvida o espaço físico de uma empresa traduz em cores, formas e mobiliário a identidade da mesma. A decoração corporativa deixa à mostra o clima em que os funcionários trabalham e o ambiente da empresa como um todo.

Já se foi o tempo em que espaços corporativos precisavam ter decorações simples, com cores neutras e mobílias tradicionais. Há alguns anos, empresas inovadoras vêm quebrando esse paradigma e mostrando que um ambiente descontraído pode fazer muito por funcionários e clientes.

A preocupação com a decoração cresceu tanto que hoje existem empresas especializadas apenas em decoração corporativa, que pensam junto com os donos a melhor forma de expressar a personalidade da empresa e ao mesmo tempo criar ambientes que estimulem o trabalho da equipe.

As mudanças podem ser pequenas, para empresas mais conservadoras, como paredes ou cadeiras mais coloridas, ou grandes redefinições completas do layout de todo o espaço físico. Mais do que gavetas, mesas e cadeiras, a ideia é transformar a atmosfera da empresa.

Pense na cara da sua empresa

Primeiro passo para pensar em uma decoração corporativa é definir os objetivos da sua empresa e qual posicionamento ela gostaria de passar para seus clientes e funcionários. Com isso delimitado fica muito mais fácil escolher a paleta de cores, a divisão dos ambientes e o estilo das mobílias.

Geração y

Antigamente o status dos empregados de uma corporação era definido pelo tamanho da sua sala. Com a chegada da geração Y no mercado, isso mudou completamente. As novas profissões e formas de trabalho exigem novas decorações, com ambientes cada vez mais funcionais para trabalhos em equipe e espaços diferentes para cada atividade realizada durante o dia.

Divisão de espaços

Um conceito que ganha cada vez mais força nos espaços corporativos são os ambientes abertos. Sejam divisões feitas com vidro ou mesmo sem nenhuma divisão, os espaços de trabalho vêm se tornando cada vez mais unificados, dando aos funcionários a percepção de pertencimento e união.

Para visitantes e clientes essa decoração deixa a mostra todo o trabalho que é feito, passando transparência e confiabilidade. Além de deixar o ambiente mais arejado, ainda consegue passar a sensação de aumentar o espaço.

Cores e suas influências

As cores influenciam diretamente nas pessoas, por isso a escolha deve ser muito bem pensada na decoração corporativa. Além de influenciar o comportamento dos funcionários, elas  influenciam também na forma como os clientes enxergam a sua companhia.

Tenha sempre em mente os objetivos que você definiu para a sua empresa.

Mistura de cores fortes como amarelo, vermelho, laranja e azul, traduzem um ambiente mais descontraído, social e criativo. As mesmas cores em tons mais pasteis tornam o clima sofisticado e moderno.

Cores neutras como branco, cinza e bege agregam elegância e clareza ao local. Além de permitirem uma vasta gama de combinações, ainda oferecem a praticidade de alterar a decoração sempre que necessário, com objetos de cores variadas.

Salas de reunião

Salas de reunião corporativas merecem uma atenção a mais na hora de serem decoradas. É nelas onde são apresentados produtos, propostas e finalmente, negócios são fechados. Cores e mobílias mais conservadoras são excelentes opções. Procure por mesas e cadeiras que transmitam elegância e segurança.

Já salas de reuniões internas, utilizadas para planejamento eBrainstorming pedem cores mais vibrantes e mobílias diferenciadas, para estimular a criatividade. Puffs coloridos, paredes que possibilitem a escrita, como tinta e adesivo lousa, são ótimas pedidas para esses ambientes.

Pequenas mudanças

Ainda não é hora de jogar todas as paredes abaixo e fazer a reforma que o seu ambiente corporativo merece? Pequenas alterações podem fazer muita diferença no ambiente. Mude as cores dos sofás e cadeiras. Quadros coloridos podem dar vida a um ambiente sem graça.

Papeis de parede também são uma ótima pedida para fazer mudanças sutis.

Procure por funcionalidade

Uma coisa que não se pode perder de vista nunca em ambientes corporativos é a funcionalidade. Mais do que estética, a decoração corporativa precisa ser prática para quem passa o dia inteiro dento do escritório.

Pense na dinâmica da sua empresa. Quais áreas precisam estar próximas? Algum local precisa de espaços maiores de passagem? Existem pontos que pedem iluminações diferenciadas? Essas informações precisam ser levadas em conta.

Ter um ambiente com a cara da sua empresa e que estimule corretamente seus funcionários de acordo com a sua área de negócio pode trazer mudanças significativas para o desempenho do trabalho e a forma como você é visto pelo mercado. Existem empresas de decoração e arquitetura especializadas em decoração corporativa que podem ajudar você nesse processo. Planeje, desenhe, pesquise. Faça diferente.