Conheça as vantagens da utilização do sistema BIM – Construção Virtual

12/07/2018 - Construção Virtual

Conheça as vantagens da utilização do sistema BIM – Construção Virtual

Todo o processo de execução de um projeto de construção exige muito conhecimento e habilidade de arquitetos e todos os demais profissionais envolvidos. Para garantir que um projeto saia perfeito em seus mínimos detalhes é importante estar de olho nas novidades do mercado e na tecnologia.

A inovação invadiu todos os espaços da nossa vida e com a arquitetura e construção não foi diferente. Projetos que antes eram feitos a mão passaram a ser feitos em sistemas computadorizados que dão uma visão muito melhor de todas as suas etapas.

Uma das mais inovadoras tecnologias no setor é o sistema BIM, Building Information Modeling, ou em português Modelagem de Informação da Construção. Ele é uma solução eficiente para visualizar o projeto em todos os seus níveis, reunir todas as informações de uma forma integrada e organizada.

Além da visualização perfeita do projeto em 3D, o BIM consegue reunir em uma mesma plataforma todas os dados do projeto, do início ao fim. E ainda dá a possibilidade de que, todos os profissionais envolvidos possam consultar e editar essas informações ao mesmo tempo.

Construtoras

As facilidades da utilização do BIM para construtoras existem desde a fase arquitetônica a até a quantidade de materiais que serão necessários para a construção.

Vamos pegar a construção de um edifício como exemplo. Por meio de um software no qual se possa utilizar o conceito BIM, é possível criar um modelo virtual completo da construção com todas as suas peculiaridades.  

As paredes deixam de ser apenas blocos, como em um projeto 2D, e passam a ser representadas de forma geométrica com parâmetros bem definidos como dimensão e localização exata.

É possível representar cada parte do projeto como portas, janelas e paredes como ele realmente ficarão na realidade, com suas espessuras, tamanhos, texturas e bases. Além do projeto arquitetônico, no BIM todas as disciplinas do projeto, como hidráulico e estrutural, podem ser incluídas e sobrepostas, facilitando a visão de possíveis problemas como um tudo atravessando uma viga ou uma porta que não terá espaço suficiente para ser aberta.

Outra vantagem do sistema BIM é a integração entre todos os profissionais envolvidos na obra, que podem reformular seus projetos em tempo real assim que verificarem algum contratempo, antes mesmo da obra ser iniciada.

As soluções para erros podem ser avaliadas e testadas virtualmente para assegurar a eficiência da mesma. Fazer tudo isso de forma virtual e em 3D poupa tempo e dinheiro de todas as pessoas envolvidas no projeto, dos arquitetos aos donos do empreendimento.

Construindo sua casa

E não é apenas para grandes obras que o sistema BIM é extremamente vantajoso. Para pessoas que desejam construir imóveis menores como casas, ele também pode e deve ser utilizado.

O sistema BIM garante uma visualização perfeita do imóvel, tanto por fora quanto por dentro dele, gerando plantas, cortes e vistas de todo o projeto arquitetônico.

Terrenos acidentados, imprecisão no desenho do sistema hidráulico e qualquer tipo de erros possíveis dentro de um projeto podem ser visualizados e corrigidos dentro do sistema BIM.

A construção do projeto virtualmente reduz em cerca de 40% as alterações e 11% do tempo de execução dos projetos. A simulação 3D gera informações mais confiáveis e consistentes, gerando uma quantificação automática e precisa nos orçamentos, minimizando sobrecargas e reduzindo erros.

A verificação do projeto como um todo feita antes de iniciar efetivamente as obras garante 97% de precisão entre a inicial e o resultado final garante a satisfação do cliente em cada detalhe e 97% de precisão com a ideia inicial.

Você deve estar se perguntando se um projeto desses não é caro demais ou se existe mesmo a necessidade de toda essa precisão de detalhes. Outro pronto interessante do BIM é que você pode definir o ND (nível de detalhamento) do projeto.

Eles variam entre ND 100, que inclui elementos do projeto, como objetos 3d que são utilizados para estudo de massa, passando pelo ND 300 que possui os elementos graficamente representados como um sistema especifico, objeto ou conjunto em termos de quantidade, tamanho, forma, localização e orientação, utilizado para aprovação em órgãos públicos,  até o ND 500 que contempla o desenvolvimento final e o detalhamento de todos os elementos do empreendimento como a avaliação dos custos, métodos construtivos e prazos de execução.

Confira as vantagens de contratar empresas que utilizam o sistema BIM

- Visualizar e reduzir erros na obra

- Refinar a gestão do tempo e ajudar a cumprir prazos

- Testar soluções para eventualidades antes mesmo do início da construção

- Integrar e facilitar a comunicação entre diferentes profissionais em uma única tecnologia

- Diminuir o desperdício de materiais

- Ter todas as informações possíveis de diferentes estruturas em uma mesma plataforma