Confira os passos necessários de reforma antes de começar a decoração

31/05/2018 - Reforma

Confira os passos necessários de reforma antes de começar a decoração

Quando você adquire um imóvel novo com certeza vai querer deixa-lo com a sua cara, fazendo uma reforma e planejando uma decoração que tenha tudo a ver com você e sua família. Mas antes de começar a mudar as cores da parede, colocar novos móveis ou mesmo mudar os armários dos banheiros, é preciso ter atenção a alguns pontos.

Algumas etapas que envolvem obras precisam ser feitas antes de iniciar qualquer decoração. São fases da reforma que exigem quebra de paredes, do piso ou que causam entulhos e poeira. Deixar para olhar para esses pontos depois de começar a decoração com certeza vai gerar retrabalho e um gasto muito superior no projeto.

Para ajudar você que vai reformar seu imóvel, listamos as principais etapas às quais você deve se atentar. Confira abaixo.

- Projeto bem definido

 A primeira etapa é listar as ideias, colocar em um projeto para ver se vai caber, se terá harmonia entre os elementos, cores e materiais. É importante que seja um projeto executivo, onde se especifica todos os detalhes para uma execução perfeita.

- Planejamento

O segundo passo para uma reforma bem feita é o planejamento. É nessa fase que serão definidos os passos da obra, assim como o orçamento disponível. Também serão analisados os materiais que serão necessários e o tempo de entrega de cada um. Nesse momento que vem a importância do projeto executivo, pois também são definidos os projetos das instalações elétricas e hidráulicas.  

- Preciso contratar um profissional?

Contratar um arquiteto para realizar o projeto da reforma é essencial. Ele poderá analisar com maior conhecimento os espaços que serão alterados e poderá dar laudos precisos do que será necessário fazer. Mais ou tão importante ainda é que o arquiteto acompanhe toda a obra, pois um profissional habilitado ajuda a evitar gastos desnecessários, antecipando erros e transtornos.  O maior índice de insatisfação dos clientes referentes a projetos, construções e reformas vem da má execução, onde não existe o acompanhamento de um arquiteto.

Muito cuidado para não confiar em quem não entende do assunto e acabar gastando muito mais do que seria necessário.

- Iniciando o quebra-quebra

Construir ou demolir paredes é um dos passos mais demorados de uma obra, além de gerar muita sujeira e entulho. Pisos e rodapés dependem completamente da posição das paredes dentro dos cômodos. Se a sua reforma prevê a alteração de paredes, esse deve ser sempre o primeiro passo.

Portas e janelas também geram entulho para serem trocadas. Muitas vezes é necessário quebrar pedaços das paredes para que os novos itens encaixem perfeitamente.

- Instalações elétricas e hidráulicas

Outro ponto que também precisa de atenção logo no início da reforma são as instalações elétricas. Acrescentar tomadas, puxar fios e instalar uma nova iluminação são ações que exigem buracos nas paredes.

Mudanças de pontos de água, torneiras, chuveiros, consertar vazamentos ou a criação de novos pontos de hidráulicos também dever ser feitos antes do acabamento e da pintura. Além de serem necessários buracos nas paredes e pisos, podem ocorrer vazamentos e molhar o que estiver dentro do espaço.

- Acabamentos em gesso

Se o seu projeto tiver acabamentos em gesso, eles devem ser feitos o mais cedo possível. Além de ser um processo demorados o pó produzido é fino e difícil de limpar. Imagine ter móveis e estofados no local? Apesar da bagunça gerada, a finalização em gesso dá um toque todo especial à decoração.

- Instalação de bancadas

As bancadas também devem ser instaladas antes da parte de revestimento começar a ser feita. Algumas podem precisar de correção no tamanho e, mármore e granito, também geram muita poeira que pode impregnar nos móveis. As que precisam ser chumbadas na parede devem ser colocadas antes da pintura da mesma.

- Colocando os pisos

Depois que todos os reparos que exigem alterações e instalações nas paredes estiverem ok, é hora de começar a mexer no chão. Colocar ou trocar todo o piso de um cômodo também é um trabalho extenso que gera bastante entulho. Caso já tenha dado início a pintura das paredes não se esqueça de cobri-las para preservar o que já foi feito.

Após o piso colocado é hora de começar a dar vida aos ambientes com a decoração. Pinturas com textura, papéis de parede, colocação de louças e metais são os próximos passos para começar a finalização da sua reforma.

Confira também nosso post sobre decoração coorporativa.