Como usar a decoração como aliada para aumentar ambientes pequenos

14/06/2018 - Decoração

Como usar a decoração como aliada para aumentar ambientes pequenos

Tanto em ambientes empresariais quanto no conforto da nossa casa, decorar ambientes pequenos são um verdadeiro desafio. Organizar todos os móveis necessários dentro do espaço e ainda deixá-lo com a sensação de conforto e amplitude requer alguns truques.

Em ambientes corporativos o desafio de um local pequeno se torna ainda mais complexo. É preciso pensar na decoração nos mínimos detalhes para encaixar todas as mesas, armários e computadores, sem se esquecer do espaço de circulação necessário para que todos possam caminhar com comodidade pelo espaço.

Mas existem algumas dicas que podem deixar esse trabalho de decoração mais fácil e garantir o êxito em deixar esses ambientes agradáveis e com a sensação de serem maiores do que realmente são. Reunimos algumas dicas infalíveis para ajudar você nesse processo.

 

Dica número 1: Lance o olhar para cima

 

Tirar o foco da pequena largura do ambiente e jogá-lo para o alto é um dos principais truques de decoração para fazer qualquer ambiente parecer maior. Aproveitar toda a parede para colocar armários e prateleiras é uma forma de, além de aproveitar melhor o espaço que você possui, chamar a atenção para a parte de cima do ambiente. Detalhes decorativos e pintar o teto com tons mais escuros do que as paredes também garantem a sensação de amplitude.

 

Dica número 2: Utilize espelhos

 

Muito usados com essa finalidade, não é novidade que espelhos decorativos aumentam ambientes pequenos. Por refletirem o que tem dentro do espaço dão a sensação de que existe mais dentro do local. É possível conseguir essa ilusão de ótica independentemente do tamanho do espelho. É uma ótima indicação para locais onde as pessoas precisam esperar como recepções, e claro, banheiros pequenos.

 

Dica número 3: Luz natural

 

Um ambiente bem iluminado é sinônimo de um ambiente amplo e agradável. Se você acompanhar o processo de construção ou reforma de um ambiente pequeno, dê a máxima importância a janelas que possam deixar a luz natural entrar de forma abundante. Luzes artificiais e decorativas também podem cumprir o mesmo papel, se bem planejadas.

 

Dica número 4: Portas e janelas de vidro

 

Portas geralmente provocam a sensação de quebra dentro de um cômodo, delimitando exatamente onde ele acaba, o que diminui ainda mais um ambiente já pequeno. Já portas de vidro não causam essa sensação, além de dar a impressão de que o cômodo ainda se estende por além delas. As janelas de vidro também passam essa sensação e colaboram com o truque da luz natural e são um item super atual de decoração.

 

Dica número 5: Pisos claros

 

Ao contrário do teto, que sendo mais escuro aumenta os ambientes pequenos, o piso dá a impressão de maior amplitude se for de cores mais claras. Se combinado com mobílias e itens decorativos também de tons mais claros, essa sensação se torna ainda maior. Móveis com pezinhos que não quebrem o ambiente e deixem o piso a mostra também são excelentes pedidas.

Dica número 6: Móveis planejados

Móveis grandes para o espaço disponível dão um ar de amontoado no ambiente, deixando a impressão de que são menores ainda. A dica para decorar espaços pequenos é procurar por móveis planejados, feitos especialmente para o local. Além de aproveitar melhor o espaço, ainda ajudam a deixar livre o espaço de circulação, dando fluidez visual.

Seguindo essas dicas, com certeza a tarefa de deixar agradável um ambiente pequeno será muito mais fácil. Siga sempre o bom senso quando for decorar um cômodo menor. É preciso aproveitar o espaço da melhor maneira possível e não travar os espaços de passagem. E lembre-se nesses casos sempre o menos é mais.