Como evitar desperdícios ao construir a sua casa dos sonhos

07/06/2018 - Reforma

Como evitar desperdícios ao construir a sua casa dos sonhos

O sonho de viver em uma casa que seja exatamente do jeito que você sempre imaginou, povoa a cabeça de muitos brasileiros. Mas construir uma casa do zero ou mesmo fazer uma grande reforma, são processos caros, que se não forem bem feitos podem acabar extrapolando orçamentos e se tornando uma enorme fonte de prejuízo.

Entre os maiores motivos para desperdício de dinheiro em obras estão: a perda de tempo com obras paradas por prazos mal calculados e atrasos na entrega de materiais, retrabalhos por processos ineficientes ou mal planejados e o desperdício de materiais.

Mas é importante saber que economizar, mesmo em grandes obras, é possível e muito viável, só é preciso ter bastante atenção a alguns detalhes.

Planejando sua obra

O primeiro deles é o planejamento. Fazer um bom planejamento da sua construção é a melhor forma de não ter gastos desnecessários. Com um bom plano de construção é possível acompanhar o desenvolvimento do projeto garantindo preço, qualidade e prazos.

Para um bom planejamento não abra mão de contratar pessoas especializadas para fazê-lo. Arquitetos ou engenheiros, à primeira vista, podem parecer serviços caros, mas são essenciais em todo o processo. Eles podem evitar erros de projeto, retrabalhos por erro de execução, atrasos por mal planejamento, falta de qualidade e a insatisfação de, no final, ver sua construção não ficar exatamente do jeito que você imaginou.

Além do planejamento é essencial que eles continuem acompanhando sua obra, verificando como a construção está sendo realizada. Como a maioria das pessoas não entende muita coisa sobre construções, é importante ter alguém que entenda e esteja ao seu lado por todo o caminho.

A compra de materiais

Na hora de comprar os materiais, pesquisas de preço podem ser a salvação. Visite diferentes lojas e fornecedores, eprocure pelos melhores preços e condições de pagamento. Comprar o maior número de itens de uma vez, em um só lugar também é uma ótima maneira de diminuir gastos.

Você não precisa, e nem deve economizar com materiais de baixa qualidade, mas se procurar, com certeza achará boas negociações e opções de pagamento. Outro cuidado essencial e o local de armazenamento desse material. Proteja-os da chuva e da deterioração. Caso não tenha um bom lugar para guardar tudo de uma vez, negocie com a loja que a entrega seja feita de forma parcelada.

Pensando nos acabamentos

Uma das fases onde as pessoas mais se perdem e acabam por gastar mais dinheiro do que o necessário, ou o estipulado, é no momento de fazer os acabamentos. Existem milhares de opções com preços muito variados, e nem sempre o mais caro garante melhor qualidade ou é o mais indicado para o que você deseja.

Pesquise sobre, visite lojas, peça ajuda ao seu arquiteto. O material precisa estar bem adequado ao uso do local. Quintais e áreas externas, por exemplo, pedem pisos adequados. Mármores e granitos pode sair pela metade do preço, dependendo da pedra escolhida.

Pisos, azulejos, luminárias, sancas de gesso, maçanetas, todos esses itens podem variar muito de preço de uma loja e um modelo para o outro. Tenha em mente o que você deseja e vá para as lojas pesquisar.

E por último, não se esqueça que vários gastos que vem depois da construção já podem ser pensados e amenizados durante a mesma. Materiais sustentáveis, que podem parecer mais caros na hora, podem ajudar a reduzir custos a longo prazo. Luminárias com lâmpadas de LED, e torneiras economizadoras são bons exemplos.

O mais importante para se ter em mente ao realizar o sonho de construir sua casa é: tenha profissionais que entendam do processo do seu lado. Muitas vezes fazermos sozinhos pode parecer mais barato e mais rápido, mas à longo prazo, as consequências de tentar realizar processos dos quais não entendemos, podem ser enormes.