CHEGA DE SURPRESAS DESAGRADÁVEIS NA HORA DA REFORMA

15/10/2018 - Reforma

CHEGA DE SURPRESAS DESAGRADÁVEIS NA HORA DA REFORMA

Sem um projeto para conhecer e visualizar o que se tem em mente, com representação por desenhos técnicos bem definidos, não se consegue extrair informações essenciais para a obra, a saber: planejamento, orçamento, gerenciamento da obra e conclusão.  Com certeza, abrir mão destas etapas significa seu dinheiro indo direto para o ralo.

Projeto de Arquitetura - ferramenta indispensável

O projeto é uma ferramenta indispensável na contratação de mão de obra, compra de material e planejamento do tempo de obra, pois é na fase do estudo, que antecede à execução propriamente dita, onde pode se fazer o planejamento da obra.

A partir da definição do projeto, podem-se planejar etapas e tarefas numa sequência natural de preço e custo da obra e, no decorrer do tempo, considerando inclusive a disponibilidade de dinheiro em determinado momento.  Sem essa ferramenta, a obra ficará à própria sorte.

Contratar mão de obra sem projeto – que furada!

É necessário definir com antecedência os serviços a serem executados durante a obra de reforma, construção e ampliação. Isso significa fazer um Projeto da Obra. Este documento deve ser anexado ao contrato de execução da obra com o empreiteiro construtor, o que impede que o mesmo crie mais serviços que o necessário.

Como verificar se o serviço que está sendo executado foi feito conforme a ideia inicial? Uma obra sujeita a alterações durante a execução a qualquer tempo está sujeita a fugir totalmente do que se pretende, haja vista as surpresas que podem ocorrer durante a execução.  Além disso, as questões emocionais podem surgir e a empolgação pode resultar em dívidas decorrentes de um processo não planejado tecnicamente. Uma alteração sem a  devida verificação do projeto aumenta o risco de retrabalho, reconstrução e prejuízo tanto na etapa que deu problema, como no conjunto da obra que sofre reação em cadeia. Perde-se tempo e muito dinheiro e não há como requerer direitos de ressarcimento, por falta de clareza nas informações da obra.

Comprar material de construção sem projeto pode gerar um furo de caixa desnecessário.

Tudo começa quando o proprietário vai direto ao encontro da mão de obra apenas com uma ideia na cabeça.  E pode ser que realmente ele pesquisou bastante, viu preço de materiais, achou alguma coisa “mais em conta” na internet, descobriu um blog ou um vídeo que ensina fazer uma parte sozinho, baixou um aplicativo que dava tudo calculado e facilitado e, com esse acúmulo de informações, acrescido das obrigações diárias, acha que pode dar conta de tocar a obra sem um Projeto de Arquitetura.

A especificação de um simples revestimento de parede implica no quantitativo exato de serviço a ser executado, a forma de execução, a sequência de execução, o planejamento das etapas e a especificação dos materiais complementares. Muitas vezes a obra termina e resta um acúmulo de materiais, pois há uma grande diferença entre o previsto e o realizado, devido às surpresas que podem acontecer.  E local para armazenar os restos da obra?  Sem falar em tintas e outros materiais que perdem a validade. Tudo porque esta etapa foi negligenciada.

Sem falar que o proprietário negligente assume para si a necessidade de não deixar faltar nada na obra. Resultado: todo dia uma surpresa, uma “listinha de materiais”: prejuízo.

Planejar tempo de obra sem projeto

Sabe aquela obra interminável que tira o sono dos residentes? Um processo de alergia a poeira e outras complicações devido aos produtos utilizados já se iniciou e você não vê a hora de acabar com esse movimento que tem começo, mas você não sabe se está no meio e parece que nunca tem um fim.  E ai o proprietário coloca a responsabilidade pelo não cumprimento dos prazos ou nas costas dos  executores ou na esposa que “inventou” mais um cantinho fofo.

Não dá pra jogar dinheiro fora!

Conte com profissionais que estão dispostos a viabilizar sua obra a partir do Projeto de Arquitetura e da sua expertise em obras. Evite riscos. Faça tudo com planejamento, gerenciamento e execute com uma empresa preparada tecnicamente. Fale com a gente. A gente tem visão.