CASA COM IDOSOS – É PRECISO ADAPTAR A RESIDÊNCIA!

10/11/2018 - Reforma

CASA COM IDOSOS – É PRECISO ADAPTAR A RESIDÊNCIA!

É fato que algumas pessoas vivem no mesmo endereço por muitos e muitos anos, até chegar à velhice. E ai têm que ser feitas várias adaptações para que as atividades do dia a dia sejam feitas com autonomia e também garantindo o conforto e a segurança, já que os acidentes após a idade de 60 anos podem levar à paralisação e um longo período acamado pode levar o idoso a ter um comprometimento ainda maior de funcionamento dos órgãos vitais, por isso o quadro clínico tende a piorar.

A boa notícia é que qualquer residência pode ser adaptada, desde que conte com profissionais capacitados. A Equipe da Visão Arquitetura está apta para fazer o projeto da casa, levando em consideração as limitações dos idosos e ainda prevendo futuros incômodos, trabalhando com uma visão preventiva, prolongando o conforto e bem estar dos idosos e de todos da casa, pois a tranquilidade, nesse caso, se estende a todos os familiares.

A ideia é colocar pisos antiderrapantes nos cômodos, tapetes de cerdas curtas e sempre presos ao chão com fitas colantes ou ventosas e cortinas claras. Reforçar a iluminação em pontos estratégicos, como junto aos degraus, trocar as luminárias por modelos com sensores em todos os cômodos para que possam acender automaticamente ao sinal de trajeto, e assim orientar o idoso em seu percurso até o banheiro, por exemplo, durante a noite.

As camas devem ter uma altura que permita que o idoso se assente e coloque os pés no chão e os banheiros devem receber especial atenção, com adaptador de assento, banquinho para ser usado no Box e até sistema de abertura para o caso de uso de cadeira de rodas.

Podemos orientar também quanto ao excesso de móveis, quinas quadradas, objetos decorativos em demasia, mantas e cortinas arrastando no chão, plantas obstruindo a passagem e outros objetos que possam vir a causar acidentes. A ideia é deixar a decoração o mais simples possível.

Eliminar desníveis, substituir escadas por rampas e instalar corrimãos e barras de segurança, dentre outros cuidados, vai tornar a vida do idoso mais fácil e, se depender de nós, mais longa! Idosos em casa? Podemos fazer um projeto de adaptação o quanto antes.

Conte com a gente. A gente tem visão!